Meio Ambiente

Sustentabilidade ambiental

Nos dias atuais o termo responsabilidade social tem estado em evidência e percebe-se o crescente interesse das empresas em participarem de projetos sociais. A Seara, muito antes deste modismo, já atuava de forma responsável no sentido de melhorar o seu entorno social. Ações solidárias são realizadas periodicamente de modo a apoiar diversas iniciativas e manifestações socioculturais.

Alguns exemplos de ações solidárias praticadas são as doações de equipamentos para a melhoria da saúde pública; doações de alimentos a entidades filantrópicas; apoio a projetos culturais e sociais.

Além disso, a empresa coloca em prática a ideia do Desenvolvimento Sustentável (DS), buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente.

Como prova desse compromisso com o Meio Ambienta, a Seara recebeu recentemente, o "Selo Verde" - certificado de DESTAQUE AMBIENTAL, do jornal do Meio Ambiente de São Paulo. É a valorização de uma empresa que prioriza o ser humano e a sociedade em que vive.

Licenças Ambientais

A legislação brasileira é rígida com empreendimentos que, potencial ou efetivamente, geram impactos ambientais. A Seara Agropecuária é entusiasta dessa preocupação e investe continuamente na sustentabilidade de seus processos produtivos.

Todas as unidades operacionais da Seara contam com as Licenças Ambientais emitidas pelos órgãos oficiais. E mais: todos os programas e condicionantes constantes das licenças são integralmente cumpridos na empresa.

As licenças ambientais garantem a correta operação das unidades com o menor impacto possível à natureza. Da geração à destinação dos resíduos, todos os cuidados são tomados para privilegiar soluções modernas e ambientalmente corretas.

A estrutura física de nossas unidades também é pensada de acordo com os mais rigorosos conceitos de sustentabilidade ambiental. Tudo isso se reverte em qualidade de vida para os próprios colaboradores da empresa, assim como para a sociedade.

Gerenciamento de resíduos

A Seara Agropecuária segue, em todas as suas unidades e empreendimentos, as disposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A implantação das medidas se dá por meio dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) aprovados pelos órgãos ambientais.

Desta forma, a Seara adota a política dos 3 Rs (Reciclar, Reusar e Reaproveitar) em detrimento da disposição final, desde pneus inservíveis, resíduos recicláveis e lâmpadas, por exemplo.

Os novos Terminais Rodoferroviários são dotados de modernos filtros de manga, responsáveis por retirar todas as partículas geradas na movimentação de grãos, devolvendo à atmosfera o ar isento de poluentes.

As unidades administrativas também contam com programa de separação e coleta de resíduos recicláveis, como papéis, plásticos e metais.

Veja abaixo, alguns exemplos de resíduos gerados e de sua destinação:

Resíduos Origem Destinação
Papel / papelão Embalagens Reciclagem
Plásticos Embalagens, sacolas Reciclagem
Metais Material de Manutenção Reclicagem
Óleo lubrificante Troca de óleo em veículos Rerrefino
Cartuchos de tinta e towner Cartucho de Impressora Remanufatura
Lâmpadas Lâmpadas usadas Descontaminação
Estopas Estopas/óleo e graxa Aterro industrial
EPI's usados EPI's Aterro industrial